domingo, 31 de julho de 2011

Felicitações pela Chegada do Ramadã

A Equipe do Minarete: Grupo de Estudos em Contextos Islâmicos na pessoa de seus membros fundadores Angela Zatta e Radamés Rodrigues Neto gostariam de congratular as comunidades islâmicas do Brasil devido a chegada do mês de Ramadhan ou Ramadã em Português. Este que é o nono mês do calendário islâmico, um calendário lunar, tem um significado religioso muito forte e expressivo para estas comunidades.

No mês de Ramadhan os muçulmanos jejuam do nascer ao por-do-sol período que teologicamente compreende desde o chamado para Salat ul Fajr (oração da alvorada) até a Salat ulMaghrib (oração do entardecer). Neste período  além de absterem-se de alimentos e líquidos os muçulmanos também abstem-se das relações sexuais e tentam programar seu dia para tarefas teologicamente louváveis como a recitação do Alcorão ou a prática de orações opcionais ou superrogatórias.

Ao final do mês de Ramadhan têm-se a festa de Eid ul Fitr, ou Celebração do fim do jejum, comemorado no primeiro dia de Shawwal o décimo mês do calendário islâmico. Neste dia é comum a troca de presentes entre familiares e a doação de artigos, principalmente de genero alimentício, para caridade.

Nós do Minarete: Grupo de Estudo em Contextos Islâmicos rendemos nossas mais sublimes homenagens a este mês de um símbolismo tão representativo para a comunidade islâmica internacional, em árabe ummah. Felicitamos a todos os membros das comunidades islâmicas do mundo e em especial as comunidades e lideranças islâmicas brasileiras pela chegada do dia 1º de  Ramadhan do ano de 1432 Hégira. Que a paz esteja com todos, são os votos do Minarete.


I Congresso Internacional de Estudos Orientais e Eslavos da UFRJ

I Congresso Internacional de Estudos Orientais e Eslavos da UFRJ

O Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ procura por intermédio da realização do I Congresso Internacional de Estudos Orientais e Eslavos da UFRJ / VI Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ dar visibilidade às atividades de ensino e pesquisa dos seus docentes e alunos.


    Inscrições de ouvintes: de 02/05 até 31/08/2011.
    Inscrições de trabalhos: de 02/05 até 31/08/2011.


Obs.: O Congresso Nacional foi transformado em Congresso Internacional.


Solicite informações e / ou os formulários de inscrição de ouvinte ou apresentação de trabalhos pelo email: orientaiseeslavas@letras.ufrj.br


Área principal da solicitação: Línguas, Literaturas e Culturas Orientais e Eslavas.


Especialidades:

    Língua, literatura e cultura árabes
    Língua, literatura hebraicas (e judaicas) e cultura judaica / temas bíblicos
    Língua, literatura e cultura japonesas
    Língua, literatura e cultura russas (e eslavas)


Tema Principal: Revoltas, Revoluções, Transformações



Temas correlatos: As revoltas, as revoluções e as transformações históricas, sociais, culturais, religiosas e outras e o reflexo das mesmas nas áreas das línguas, literaturas e culturas orientais e eslavas.



As comunicações versarão sobre temas de livre escolha de seus autores, com a ressalva de que deverão estar vinculados ao contexto dos estudos da temática de Letras, Literaturas e Culturas Orientais e Eslavas. Este critério será observado como condição necessária para a aceitação do trabalho pela Comissão Organizadora e Científica.


Principais eixos temáticos: Também serão aceitos trabalhos sobre línguas, literaturas e culturas orientais e eslavas que, todavia, fujam dos eixos temáticos principais ou que se atenham apenas a um aspecto dos temas propostos.


Língua:

  •     Evoluções, transformações e variação linguísticas nas Línguas Orientais e Eslavas;
  •     A revolução causada pelas teorias linguísticas no ensino das Línguas Orientais e Eslavas;
  •     A importância das línguas nos movimentos nacionalistas no mundo oriental e eslavo;
  •   As transformações nas línguas orientais e eslavas causadas pelo contato com as línguas ocidentais;
  •     Língua e Revolução; Língua e Ideologia;
  •   A importância das línguas como instrumento de mudanças sociais e culturais no mundo oriental e eslavo.


Literatura

  •     As transformações na linguagem literária nas literaturas orientais e eslavas;
  •     O papel da literatura nas revoluções políticas, sociais e culturais no mundo oriental e eslavo;
  •     Literatura e Revolução; Literatura e Ideologia;
  •     O papel da literatura em movimentos nacionalistas no mundo oriental e eslavo;
  •     As transformações formais e temáticas nas literaturas orientais e eslavas causadas pela influência das literaturas ocidentais.


Cultura

  •     As transformações culturais no mundo oriental e eslavo;
  •     As transformações nos padrões de sociabilidade no mundo oriental e eslavo causadas pela influência das culturas ocidentais;
  •     As transformações e revoluções institucionais no mundo oriental e eslavo causadas pela influência ocidental;
  •     Cultura e Revolução; Cultura e Ideologia;
  •     A cultura nacional como elemento de transformações no mundo oriental e eslavo.
Obs.: Gostariamos de lembrar que nossa pesquisadora associada Elaine Senko estará submetendo material para possível comunicação no referido evento. Boa sorte Elaine!!!


Click no cartaz para ser direcionado à página do evento!



I International Congress of Eastern and Slavic Studies at UFRJ
VI Meeting of Eastern and Slavic Letters
Rebellions, Revolutions and Transformations
October 24-27, 2011


The I International Congress of Eastern and Slavic Studies at UFRJ / VI Meeting of Eastern and Slavic Letters are a medium of open discussion, voicing of ideas and reflections, from a perspective of the Human Sciences, of issues involving multiple aspects, challenges, dilemmas, and (why not?) discrepancies of social, cultural, political and economic contacts between the East and the West in the past and presently. There will be discussion tables and panels, with professors, graduate and undergraduate students and guests.

Areas of expertise
  • Arabic language, literature and culture
  • Hebrew (and Jewish) language and literature and Jewish culture
  • Japanese language, literature and culture
  • Russian (and Slavic) language, literature and culture
Main Theme: Rebellions, Revolutions and Transformations
Related themes: historical, social, cultural, religious and other rebellions, revolutions and changes and their effect on the Eastern/Slavic languages, literatures and cultures.
 

Curso sobre Mundo Árabe na FGV do Rio de Janeiro

A Fundação Getúlio Vargas realizará na cidade do Rio de Janeiro no período de 31 de agosto a 2 de setembro o Curso internacional sobre história e política do mundo árabe. Poderam obter maiores informações no blog da linha de pesquisa 3

terça-feira, 26 de julho de 2011

Páginas

Prezados Acadêmico(a)s, Pesquisadore(a)s

Já estão abertas as páginas das quatro linhas de pesquisa que compõe este projeto, seguirá abaixo os links para as respectivas páginas:

Linha 1 - Islam na Ámerica;

Linha 2 - Islam na Europa e Eurásia;

Linha 3 - Debates Historiográficos;

Linha 4 - Sociedades e Culturas do Islam.


Lembrando que a descrição completa das linhas de pesquisa se encontra no campo Linhas de pesquisa do menu principal ou clicando no link.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Boas-Vindas

Perdido na imensidão das areias, em uma terra longínqua, um homem buscava a si mesmo e encontrou uma nação... O tipo de narrativa descrita anteriormente é uma ideia clássica sobre o Islã, seu cárater distante, exótico e interior.

Minarete é um grupo de estudos virtuais idealizado por alguns historiadores brasileiros que vem desenvolvendo pesquisas onde direta ou indiretamente o Islã está presente. Este grupo virtual é uma ferramenta que busca sistematizar  as linhas mestras de pesquisa do Islã no contexto das ciências humanas.

Nosso intuito é proporcionar um ambiente de encontro e troca de informações com professores, alunos e pesquisadores que trabalham ou tangenciam nesta(s) área(s). Somos formados direta ou indiretamente por pesquisadores do Brasil, América do Norte e Europa.

Quem tiver o interesse de contribuir com material envie e-mail para minarete.geci@gmail.com

Obs.: Não se esqueça de certificar-se que seu material obedece as normas estabelecidas na seção submissão de material.