Linhas de Pesquisa

O grupo de estudos tem por finalidade divulgar trabalhos que analisam as configurações sócio-culturais e os signos de poder e alteridade que permeiam as relações entre o Islam e o Ocidente através de uma abordagem histórico-antropológica valendo-se dos modelos de analise da Nova História Cultural. Para tal, entendeu-se a necessidade de aglutinar a multiplicidade de analises e objetos em quatro linhas de pesquisa, são elas:

  1. Islamismo nas Ámericas - Esta linha de pesquisa vislumbra os trabalhos em torno das relações e presença histórica do Islamismo o contexto das Ámericas em geral com ênfase no caso brasileiro. Analisando principalmente os movimentos migratórios no século XX e o Islam no contexto do Brasil colonial para pensar uma relação possível/pertinente entre a comunidade islâmica de origem africana (malê) e as configurações do Islam na África, tendo o Âtlantico como espaço de mediação e troca nessa relação. Link para à página.
  2. Islamismo no Contexto Europeu e Eurasiano - Objetiva-se em compreende os estudos voltados para as relações entre a Europa cristã e o Islam através de uma abordagem cultural. Esta linha interessa-se principalmente pelas relações e trocas culturais desses dois sistemas culturais anteriormente referidos e sua importância para o desenvolvimento do significado histórico de regiões espaciais fronteiriças nesse diaologo como o Sudeste Europeu (Bálcãs), Sul da atual Rússia (Caúcaso), os movimentos migratórios dos povos tártaros, além do estudo do Império Otomano, da região de Al-Andaluz (Península Ibérica) e do Islamismo na Ásia Central (destacadamente nos países que compunham a Antiga U.R.S.S, Cazaquistão, Turcomenistão, Qirquiztão, Uzbequistão) China e Irã em alguns contextos. Destacam-se na analise aspectos culturais e sociais, além das tendências contemporâneas das referidas comunidades  compreendidas sob a ótica da Nova História Cultural. Link para à página
  3. Debates Historiográficos - A refeida linha concentrasse na analise teórico-conceitual do Islamismo, analisando a bibliografia produzida tanto no ocidente como os clássicos da literatura e historiografia islâmica, também tem desdobramentos para pensar Relações Internacionais do Mundo Árabe e Mulçumano. Analises e revisões historiográficas de discussões teóricas sobre conceitos-chave dos estudos referentes a islamologia e aos estudos islâmicos na contemporaneidade, tais como: Pós-colonialismo, Orientalismo, Reformismo Islâmico, Islâmismo Militante, "The Clash of Civilizations", Jihadismo, entre outros. Link para à página.
  4. Sociedade e Cultura do Islam - Esta linha destaca-se por seu interesse em discussões sobre as três principais culturas e sociedades do Islam: Árabe, Turca e Persa. Analisando as mesmas através de uma leitura crítica do material produzido na área destacando os trabalhos de Albert Habib Hourani, Edward Said, Bernard Lewis e John Esposito. Link para à página.