Quem Somos

Minarete é uma iniciativa de alguns acadêmicos de história que, frente a invisibilidade de temáticas referentes ao Oriente, buscaram a possibilidade de criar um canal de comunicação que agisse para unir os acadêmicos, destacadamente os da área das ciências humanas, para que pudessem trocar experiências e comunicar suas pesquisas na área da Islamologia. Entretanto, o Minarete é um  espaço interdisciplinar e multi-temático, que visa fomentar o debate historiográfico brasileiro acerca de discussões relacionadas, não  só ao Islam, mas também às áreas geograficas aglutinadas em algumas de nossas linhas mestras de pesquisa.

Optamos por manter o foco na problemática do Islam, e principalmenet nas discussões mais atuais desta para cumprir o papel interdisciplinar que o espaço propõe. Ao fazê-lo, o Grupo toma de emprestimo o espírito interdisciplinar e a metodologia da Nova História Cultural, que é o norteador teórico de nosso projeto.

O Minarete, a princípio, destinava-se a manter um grupo permanente de estudos dos aspectos culturais do Islam, porem viu-se a incrivel multiplicidade de temáticas que tangenciam esse tema central e que poderiam muito bem ser contemplados no mesmo espaço. Também estamos cientes que a multiplicidade de formações de nossos colaboradores, tanto brasileiros como estrangeiros, empresta a esse espaço uma potencial ferramente de intercâmbio cultural e intelectual.

Uma das idéias que formaram o Minarete é a imediata necessidade de se editar um periódico online em língua portuguesa sobre essa temática. Um boletim que pudesse dar um panorama, mesmo que introdutório sobre temas relacionados ao Islam que se desdobram ou ambientam-se em contextos diversos como o Mediterrâneo, o Atlântico ou a Eurásia. Todos esses espaços tem em comum o fato de serem condutores, locais de passagem de povos e culturas, que se mesclam, se assumem, conflitam-se, mas sempre se encontram. Essa idéia de encontro entre culturas é o que orienta o nosso trabalho.

Equipe Minarete.