Submissão de Material

Prezados academico(a)s e pesquisadore(a)s!

Estamos muito felizes por tê-los aqui conosco, neste espaço destinado a pensar o Oriente através de uma de suas culturas mais expressivas, o Islam, tendo como foco produção acadêmica de indagações a mediação entre o Oriente e o Ocidente através de zonas de passagem como o mundo Mediterrânico. Para tanto, possuimos um grupo de colaboradores fixos distribuidos por várias partes do Brasil e alguns colaboradores internacionais. Tendo estes, formação em diferentes àreas das ciências humanas, o que torna esse espaço fundamentalmente interdisciplinar.
Para que possamos dar uma contribuição mais substâncial e oferecer a comunidade acadêmica brasileira dados confiáveis e sistematizados das temáticas aqui contempladas pensamos uma série de orientações que nos auxilie como diretriz de submissão de material. Antes de submeter qualquer material, certifique-se que o mesmo adéqua-se as normas de publicação apresentadas a seguir:

  1. O processo de envio de artigos, resenhas e resumos deve ser realizado através do e-mail minarete.geci@gmail.com.
  2. Os materiais publicados no Minarete são de total responsabilidade de seus autores.
  3. Os artigos devem respeitar a extensão de 10 à 15 laudas digitadas em folha A4, fonte Arial, em tamanho 12, com espaçamento 1,5, e com margens de 3 cm.
  4. As "Resenhas de Livros" tem limite máximo de 3 páginas, observando a formatação dos artigos. O espaço é aberto para textos que analisam livros, dissertações, teses, etc.
  5. Os "Resumos" se referem aos resumos estendidos dos textos apresentados por acadêmicos para conclusão de curso, obtenção de grau (TCC, monografia, dissertação, etc.). Devem conter entre 1.000 e 1.500 palavras, na mesma formatação dos artigos (exceto pelo espaçamento simples). Além de dar um panorama geral da pesquisa realizada, estes devem conter em sua estrutura: Introdução consistente à temática, metodologia e referencial teórico, devidamente referenciados conforme as normas da ABNT.
  6. As notas deverão ser colocadas no rodapé, seguindo as normas da ABNT. Nelas poderão constar as referências bibliográficas, traduções livres e/ou comentários críticos. É obrigatório colocar lista bibliográfica ao final do artigo.
  7. Serão aceitos apenas artigos que venham acompanhados de resumo/abstract e palavras-chave/keywords. Estes devem estar, obrigatoriamente, em Português e outra língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).
  8. As "Resenhas de Livros" e "Resumos" não necesitam de resumo e palavras-chave. Contudo, a citação completa do(s) texto(s) resenhado(s) deve constar no início do documento. A  atribuição de título é opcional.
  9. Todos os textos deveram ser apresentados após criteriosa revisão ortográfica e gramatical. O grupo se reserva ao direito de alterar textos que apresentem tais erros para corrigi-los.
  10. Os textos poderão vir acompanhados de ilustrações e/ou gráficos, desde que as fontes sejam devidamente mencionadas e autorizadas, respeitando a legislação em vigor. As imagens devem ser enviadas em arquivos separados, com resolução de 200dpi, sendo que no texto deve estar indicado o posicionamento de cada imagem. A publicação das imagens e seu respectivo formato fica a cargo da ddecisão do Grupo.
  11. O nome do autor deverá constar abaixo do título e, deverá conter uma nota de referência no rodapé com informações sobre a instituição de origem e títulação máxima do autor. O e-mail é obrigatório.
  12. Caso o trabalho/pesquisa e/ou experiência didática tenha apoio financeiro de alguma agência de fomento a pesquisa, está deverá ser mencionada no rodapé.
  13. Todos os trabalhos deverão ser apresentados em Word (.doc) ou Rich Text (.rtf).
  14. Os artigos serão submetidos as avaliações dos membros do Grupo responsáveis pela área temática referente ao texto.
  15. Caberá aos membros do Grupo a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas.
  16. Os artigos, resenhas e resumos devrão ser entregues dentro do prazo estipulado para o fechamento de cada volume.