domingo, 31 de julho de 2011

Felicitações pela Chegada do Ramadã

A Equipe do Minarete: Grupo de Estudos em Contextos Islâmicos na pessoa de seus membros fundadores Angela Zatta e Radamés Rodrigues Neto gostariam de congratular as comunidades islâmicas do Brasil devido a chegada do mês de Ramadhan ou Ramadã em Português. Este que é o nono mês do calendário islâmico, um calendário lunar, tem um significado religioso muito forte e expressivo para estas comunidades.

No mês de Ramadhan os muçulmanos jejuam do nascer ao por-do-sol período que teologicamente compreende desde o chamado para Salat ul Fajr (oração da alvorada) até a Salat ulMaghrib (oração do entardecer). Neste período  além de absterem-se de alimentos e líquidos os muçulmanos também abstem-se das relações sexuais e tentam programar seu dia para tarefas teologicamente louváveis como a recitação do Alcorão ou a prática de orações opcionais ou superrogatórias.

Ao final do mês de Ramadhan têm-se a festa de Eid ul Fitr, ou Celebração do fim do jejum, comemorado no primeiro dia de Shawwal o décimo mês do calendário islâmico. Neste dia é comum a troca de presentes entre familiares e a doação de artigos, principalmente de genero alimentício, para caridade.

Nós do Minarete: Grupo de Estudo em Contextos Islâmicos rendemos nossas mais sublimes homenagens a este mês de um símbolismo tão representativo para a comunidade islâmica internacional, em árabe ummah. Felicitamos a todos os membros das comunidades islâmicas do mundo e em especial as comunidades e lideranças islâmicas brasileiras pela chegada do dia 1º de  Ramadhan do ano de 1432 Hégira. Que a paz esteja com todos, são os votos do Minarete.


Um comentário:

  1. MaşaAllah ....SubhanAllah... Muito bonito e útil seu blog & Um ótimo e abençoado Ramadan a todos os muçulmanos....Que Allah nos abençoe e guie a senda reta!

    ResponderExcluir